Untitled Document
Adicionar aos favoritos Links Úteis ! Bíblia Online Catecismo Online  

Untitled Document

 

 

 

 

DICA DE LEITURA: DIRETRIZES PARA ORAÇÕES DE CURA

 

O livro “Diretrizes para Orações de Cura” foi elaborado pela Comissão Doutrinal do ICCRS (Escritório Internacional da RCC), baseada nas instruções oferecidas pela Congregação para Doutrina da Fé, do Vaticano, e lançado em língua portuguesa pela Editora RCC Brasil.
Para melhor perceber a riqueza do conteúdo da obra disponibilizamos a você a apresentação do livro, assinada por Dom Joseph Grech, bispo de Sandhurst, Austrália, e membro do ICCRS.


Para adquirir esta obra, acesse o site da RCC Shop no endereço: http://www.rccshop.com.br. Adquirindo este produto você ajuda a manter os projetos de evangelização da RCC do Brasil.

Apresentação


Quando lemos os evangelhos, podemos facilmente observar que a cura era um ministério importante na vida de Jesus. Onde quer que Jesus estivesse, haviam curas do corpo, mente, espírito e coração. A cura também faz também parte do ministério e da missão da Igreja. Ao longo dos séculos, muitas ordens religiosas foram fundadas para cuidar dos doentes e para construir hospitais e centros médicos onde a cura poderia ser nutrida. Muitos médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde - Católicos e profundamente comprometidos - tem usado seus dons e talentos profissionais animados pela fé em Jesus, para que as doenças possam ser adequadamente diagnosticadas, tratadas e curadas. Também fomos ensinados, desde a nossa infância, a confiar de que Deus ouve as nossas orações e a rezar por tudo o que precisamos, especialmente em tempos de doença, dor, ansiedade e medo. Cada ano, milhares de peregrinos visitam Lurdes e locais similares para rezar pela cura dos enfermos. As orações de cura tem sido um elemento essencial na vida devocional dos Católicos ao longo dos séculos.


Com o surgimento da Renovação Carismática Católica como uma das graças para a Igreja, após o Concílio Vaticano II, as orações de cura se tornaram mais uma norma na vida e espiritualidade de muitas pessoas. As pessoas rezavam pela cura umas das outras durante os encontros do Grupo de Oração. Conferências e retiros que atraiam grandes multidões muitas vezes continham, como parte de seu programa, um tempo para rezar pela cura dos enfermos, Muitos foram aqueles que de fato experimentaram curas espirituais, físicas, emocionais e psicológicas em suas próprias vidas quando alguém rezou por eles.


Enquanto tudo isto é motivo para louvar e agradecer a Deus, surgiu também a necessidade de estabelecer diretrizes adequadas para que este ministério pudesse ser exercido de acordo com o ensinamento e experiência de fé da Igreja universal. A Congregação para a Doutrina da Fé tomou o primeiro passo quando publicou o livro “Instruções para Orações de Cura”, em setembro de 2000. A seguir houve o Colóquio Internacional sobre orações de cura, organizado em 2001 pelo Concílio Pontifício para os Leigos, em conjunto com os Serviços Internacionais da Renovação Carismática Católica (ICCRS), com escritório dentro do Vaticano. Um dos frutos deste colóquio foi a proposta de desenvolver diretrizes práticas para orações de cura, as quais seriam baseadas nas Instruções da Congregação para a Doutrina da Fé. Estas diretrizes seriam então distribuídas aos coordenadores dos grupos de oração de todo o mundo como ajuda na formação e exercício deste ministério.


A Comissão Doutrinal do ICCRS foi estabeleci da com este propósito. O esboço original destas diretrizes foi escrito pela Dra. Mary Healy e pelo Monsenhor Peter Hocken e então enviado para vinte e dois anciãos reconhecidos da Renovação Carismática Católica com experiência neste ministério. Comentários construtivos foram recebidos do Pe. Francis Martin; Pe. Richard McAlear, O.M.I.; Pe. Robert Faricy, S.J.; Pe. Benedict Heron, O.S.B.; Dr. Francis MacNutt; Dr. Bob Schuchts; Pe. Francis Sullivan, S.J.; e Linda Schuber. Em nome do ICCRS, agradeço sinceramente aqueles que folhearam estas diretrizes e que nos deram seus comentários e sugestões. Agradecimentos especiais ao Sr. Henri Lemay por sua colaboração durante a fase preparatória deste projeto.


Que as diretrizes apresentadas neste livreto possam ajudar a todos nós a experimentar, de uma forma mais profunda, a presença de nosso Deus, vivo em cada um de nós. Que elas sejam uma fonte de afirmação, encorajando-nos a rezar com e por outros para a cura em todas as suas dimensões, sempre que a oportunidade surgir. Que possamos, como Maria, nossa Mãe, continuar a proclamar ousadamente e com confiança que Jesus Cristo é o Senhor. "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós"! (11 Cor. 13,13).


Bispo Joseph Grech
Bispo de Sandhurst, Austrália.
Membro do ICCRS.

 

 

 

 

 

 

 

 
Missão Fidelidade e Vida

Includi - Sistema de Gestão Empresarial Online - ERP Online

"A Cruz sagrada seja minha Luz, Não seja o Dragão meu guia, Retira-te Satanás, Nunca me aconselhes coisas vãs, É mal o que tu me ofereces, Bebe tu mesmo do teu veneno. São Bento Rogai por nós. "

Missão Fidelidade e Vida - Mococa - São Paulo