Untitled Document
Adicionar aos favoritos Links Úteis ! Bíblia Online Catecismo Online  

Untitled Document


DIA DE FINADOS
DIA DE ORAR PELOS ENTES QUERIDOS FALECIDOS



Para milhões de católicos espalhados pelo mundo, o Dia de Finados é a data da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Enquanto o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados, o Dia de Finados celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração do Dia de Todos os Santos.


Durante muito tempo os cristãos não se relacionaram com os mortos. Eles acreditavam que a ressurreição do corpo aconteceria apenas no dia de juízo final para toda a humanidade e rejeitavam qualquer doutrina que implicasse em imortalidade da alma. Com a fusão da Igreja cristã ao Estado romano, os cristãos acabaram por ter que fazerem a inculturação da crença de vários povos, entre elas o de rezar e se comunicar com os seus antepassados mortos junto aos túmulos.


O Dia de Finados foi instituído efetivamente no século 10, por Santo Odílio, abade beneditino de Cluny, na França, para os mosteiros de sua ordem especificamente. Foi apenas no século seguinte que a Igreja Católica universalizou a data, através dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX, que incentivaram a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Já a data 2 de novembro só foi institucionalizada a partir do século 13.
No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, a visita ao cemitério é para levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos. 

Apesar do significado de celebrar a vida eterna em outro plano, o Dia de Finados não deixa de ter um tom melancólico - afinal, muitos voltam a sentir a dor da perda de seus entes queridos e a saudade com a distância.

 

 

                                                                          SERGINHO BLUE

 

 

 

 

 

 

 
Missão Fidelidade e Vida

Includi - Sistema de Gestão Empresarial Online - ERP Online

"A Cruz sagrada seja minha Luz, Não seja o Dragão meu guia, Retira-te Satanás, Nunca me aconselhes coisas vãs, É mal o que tu me ofereces, Bebe tu mesmo do teu veneno. São Bento Rogai por nós. "

Missão Fidelidade e Vida - Mococa - São Paulo